Como criar um bom ambiente de aprendizagem online

success_insta

Pode ser fácil perder a concentração quando se está aprendendo online com tantas distrações apenas a um clique.

Leia as dicas para criar um ambiente de estudo produtivo de forma a tirar o melhor proveito de seus estudos online. Com pequenos passos você pode remover distrações e criar um espaço de aprendizagem online prazeroso.

O ensino à distância (EAD) requer determinação: não há um professor ao seu lado para motivá-lo e existem inúmeras distrações apenas a um clique. Sua aprendizagem está em suas mãos, é com você prosseguir, e como se faz?

Um bom ponto de partida é criar um ambiente prazeroso para a aprendizagem, removendo as distrações. Algumas recomendações que podem te ajudar:

  1. Arrume um espaço

Pilhas de papeis e livros podem parecer impressionantes  numa primeira olhada, mas uma avalanche de livros e papeis fora do lugar podem se tornar grandes distrações! Então assegure-se de ter espaço o bastante para o aparelho que você está utilizando para a conexão com o ambiente virtual de aprendizagem e reserve também uma área para tomar notas se o assunto requerer. Limpe sua área de trabalho em volta de você para evitar as distrações e aumentar o foco no seu aprendizado.

  1. Deixa a temperatura no ponto certo

A próxima distração a remover é a temperatura inadequada. Certifique-se que o local esteja arejado o suficiente (nem frio ou quente demais). Se você achar que está difícil de concentrar-se por conta do clima: experimente visitar uma livraria ou café nas redondezas, eles costumam ter uma temperatura ambiente agradável e constante.

  1. Ajuste a iluminação

Assim como a temperatura  ambiente, o quanto de luz que você quer para estudar pode muitas vezes influenciar na sua concentração, aqui temos o gosto pessoal, mas uma dica seria estudar num ambiente com o máximo de luz natural possível. De qualquer forma, a regra de ouro aqui é que a iluminação seja confortável o suficiente para que você possa trabalhar sem problemas oculares.

  1. Fique confortável

Se você está usando um computador por um longo período de tempo assegure-se de que você está posicionado de maneira apropriada, ou você vai acabar com dores pelo corpo. Dessa forma tente ficar da maneira mais confortável possível.

  1. Ajuste o volume

Ajuste o volume do seu aparelho para uma escuta confortável e produtiva. Também vale dizer que é bom procurar um local de estudo que te proporcione a quantidade de silêncio necessário para que você mantenha a concentração. Em alguns casos, um bom fone de ouvidos pode  auxiliar em tirar o melhor som do seu aparelho e abafar alguns ruídos externos enquanto você se encontra em seu momento de aprendizagem.

  1. Tenha metas

É muito importante que você tenha claro qual objetivo você pretende atingir estudando um determinado assunto.  Assim você também evita distrações e a possibilidade de fica desmotivado e se desinteressar pelo assunto. Onde quero chegar? Em que esse conteúdo pode me ajudar a me aproximar de meus objetivos? Respostas sinceras a essas perguntas podem salvar muito tempo. Nós no Inglês ESP nos preocupamos com a formação de aprendentes responsáveis, conscientes de seu papel no processo ensino-aprendizagem.

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.” Aristóteles

 

Deixe um comentário